Geodesia-Aspectos geométricos

Dr. Denizar Blitzkow

Dra. Ana Cristina O. Cancoro de Matos

OBJETIVOS

Apresentar uma revisão histórica da Geodesia e de seu desenvolvimento enfatizando as três fases fundamentais: esférica, elipsoidal e geoidal. Fornecer os conceitos relativos aos sistemas geodésicos de referência, à geometria do elipsoide e às altitudes científicas. Mostrar a revolução dos métodos espaciais em comparação à Geodesia clássica. Apresentar os referenciais cartesianos celeste e terrestre. Conceituar as observações aos quasares. Proporcionar os conhecimentos básicos para a obtenção da altitude ortométrica a partir de um modelo geoidal.

JUSTIFICATIVA

Os conceitos geométricos da Geodesia ganharam uma nova ênfase com a Era Espacial. O posicionamento geodésico tri-dimensional e, em consequência, o estabelecimento de redes geodésicas de referência, podem ser conduzidos de maneira mais fácil através dos satélites artificiais. Daí a necessidade de enfatizar os conceitos geométricos da referida ciência a partir de uma visão voltada para a moderna tecnologia das técnicas espaciais.

CONTEÚDO

  1. Aspectos históricos: fase esférica, fase elipsoidal, fase geoidal.

  2. Geometria do elipsóide. Parâmetros: WGS-84, ITRF, SIRGAS 2000.

  3. Transporte de coordenadas: fórmulas de Puissant. Poligonais eletrônicas do ponto de vista moderno: referência elipsoidal e plano topográfico local (PTL).

  4. Referenciais cartesianos terrestre e celeste. Materialização: referencial terrestre e redes geodésicas de referência; referencial celeste e os quasares. Parâmetros de orientação da Terra no espaço: precessão, nutação, movimento do pólo, deriva para oeste.

  5. Transformação de coordenadas: cartesianas, geodésicas, PTL.

  6. Referência altimétrica: nível médio do mar e sua variação no tempo. Altitudes científicas, altitude ortométrica e altitude normal. Nivelamento geométrico. Número geopotencial.

  7. Transformação entre referenciais (parâmetros de transformação).

BIBLIOGRAFIA

ANDERSON, J. M.; MIKHAIL E.M. (1998). Surveying-Theory and Practice. McGraw-Hill Books Co. New York.

GEMAEL, C. (1987). Introdução à Geodésia Geométrica. Curso de Pós-graduação em Ciências Geodésicas. Universidade Federal do Paraná. Curitiba.

HOOIJBERG M. (1997). Practical Geodesy using computers. 2nd edition. Springer. Berlin.

KOVALEVSKY, J.; MUELLER, I.; KOLACZEK, B. (1989). Reference Frames in Astronomy and Gophysics. Klower Academic Publishers. London.

MONICO, J.F.G. (2000). Posicionamento pelo NAVSTAR-GPS. Editora da UNESP. São Paulo.

PETIT, G.; LUZUM, B. (2010). IERS Conventions 2010. IERS Technical Note no. 36. Frankfurt.

SEEBER, G. (2003). Satellite Geodesy. 2nd edition. De Gruyter, Berlin.

TORGE, W. (2001). Geodesy. 3rd edition, De Gruyter, Berlin.